top of page
Buscar
  • Foto do escritorkroeffadvogados

SISTEMA SAC, COMO FUNCIONA?


O Sistema de Amortização Constante, mais conhecido como tabela SAC, é muito utilizada em financiamentos imobiliários.

Nesse sistema, as parcelas são decrescentes, diferente dos financiamentos realizados com a Tabela Price, onde as parcelas são fixas.


Na tabela SAC, as parcelas são compostas pelo valor das amortizações do saldo devedor e os juros, tornando as prestações iniciais mais altas.


Então, a maior parte do que se paga na prestação abate o que você deve e, sobre o saldo, cada vez menor, serão aplicados os juros, fazendo com que o valor pago a título de juros, e afinal, as próprias prestações, sejam decrescentes ao longo do tempo.


Esse é o motivo pelo qual ao final do financiamento, a pessoa acabe pagando mais barato do que pagaria se estivesse utilizando a Tabela Price.


O lado positivo da utilização da Tabela SAC, é que ao decorrer do tempo, as parcelas diminuem, ainda, caso você queira renegociar seu financiamento ou trocá-lo, o retorno será maior pois o saldo devedor é quitado a cada parcela.


Já o lado negativo, é que as parcelas iniciais serão mais altas, devendo ser analisado o perfil do consumidor em questão, avaliando se as parcelas iniciais não comprometem mais de 30% da sua renda.


Autora: DRA. MILENA CRISTINA TOMELIN, advogada, associada do escritório Kroeff Advogados & Associados, atuante na área de direito civil e bancário.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page